Dia do Cinema Brasileiro: 8 dicas de produções nacionais
Duplamente comemorado a cada ano, o Dia do Cinema Brasileiro merece realmente maior destaque. Reunimos 8 obras brasileiras para você maratonar aí na sua casa e valorizar ainda mais nossa produção nacional.
Hoje, 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Por mais que ainda não seja muito valorizado por aqui, o mercado audiovisual nacional é riquíssimo e está conquistando cada vez mais o gosto das pessoas. Em plataformas de streaming, como Netflix e GloboPlay, é possível encontrar uma variedade enorme de filmes, séries e documentários brasileiros de excelente qualidade.
Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de produções nacionais que ganharam nossos corações (e de muita gente) para você maratonar aí na sua casa. São obras fantásticas, com elencos sensacionais, e que valem a pena dar uma atenção especial. Vamos lá?
1. Caso Evandro
A série conta, a partir do podcast criado pelo jornalista Ivan Mizanzuk, a história do caso que ficou conhecido como As Bruxas de Guaratuba. Em abril de 1992, Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, desapareceu misteriosamente em Guaratuba, no litoral do Paraná. Dias depois, seu corpo foi encontrado em um matagal da cidade, sem os pés, as mãos e vários órgãos. Dirigida por Aly Muritiba e Michelle Chevrand, a série acabou de sair do forno: estreou em maio deste ano e está disponível no GloboPlay.
2. Coisa Mais Linda
Disponível na Netflix, Coisa Mais Linda é uma série apaixonante, que mistura romance e drama de forma envolvente. No final dos anos 50, a paulistana Maria Luiza se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante. Entretanto, ele rouba seu dinheiro e foge. E aí aparece Adélia, que a ajuda a se reerguer e abrir um clube noturno de bossa nova. Em terras cariocas, Malu descobre um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais, faz novas amizades e vive uma paixão. O único defeito da série é ainda não ter um fim (a produção da terceira temporada está indefinida).
3. Ricos de amor
O filme conta a história de Teto, filho de um empresário poderoso, que herdará em breve a fábrica do pai. Ele se apaixona por Paula, uma jovem que não vê a hora de ser independente. Entretanto, com medo da reação da garota, Teto mente sobre sua condição financeira e finge ser de família humilde, o que causa vários desentendimentos entre os dois. Disponível na Netflix.
4. Cidade invisível
Estrelada pelo ator Marco Pigossi, esta série da Netflix conta a história de um detetive que é atormentado pelas investigações de um assassinato. Em um período conturbado, ele se vê em meio a uma batalha entre o mundo visível e um reino subterrâneo habitado por criaturas folclóricas.
5. Filhas de Eva
Filhas de Eva já ganhou o coração de muitos e conta a história de três mulheres que, presas a padrões que não as fazem mais felizes, decidem mudar o rumo de suas vidas. Estrelada por Renata Sorrah, Giovanna Antonelli e Vanessa Giácomo, a série está disponível no GloboPlay.
6. M-8 Quando a Morte Socorre a Vida
Disponível na Netflix, este filme conta a história de Maurício, que começou a estudar na Universidade Federal de Medicina e, em sua primeira aula de anatomia, conhece o cadáver M8. Durante o semestre, o mistério da identidade desse corpo só poderá ser descoberto quando Maurício enfrentar suas próprias angústias. A obra discute temas como o racismo e o conflito social no Rio de Janeiro.
7. Irmandade
Irmandade conta a história de Cristina, uma advogada que recebe a missão de se infiltrar na facção criminosa Irmandade para desmanchá-la por dentro e entregar os líderes da organização. Porém, ela descobre que seu irmão Edson, tido como desaparecido, está preso há 20 anos e é o líder da facção. A série é estrelada pelo cantor Seu Jorge e está disponível na Netflix.
8. Bandidos na TV
Por fim, trouxemos essa série documental baseada em fatos reais, que faz uma reflexão sobre o poder da mídia de massa. O apresentador de TV e político Wallace Souza apresentava o programa “Canal Livre”, em Manaus, durante os anos 90 e 2000 e foi acusado de planejar diversos assassinatos para aumentar a audiência do programa. Assim, a equipe do programa era sempre a primeira a chegar no local do crime. A série também está disponível na Netflix.
Agora, é só preparar a pipoca e apertar o play dessas produções nacionais incríveis. Ah! Não esqueça de contar para a gente o que achou das obras e compartilhar seus filmes e séries brasileiros favoritos.
Sobre o Dia do Cinema Brasileiro: a data é duplamente comemorada a cada ano: no dia 19 de junho, em homenagem registro das primeiras imagens em movimento no Brasil, e no dia 5 de novembro em tributo à primeira exibição pública de cinema no Brasil. Como os dois acontecimentos foram memoráveis, alguns atribuem ao dia 5 de novembro, outros o comemoram em 19 de junho. Outras fontes afirmam que a data de 5 de novembro seria ainda uma homenagem ao aniversário do cineasta Paulo Cesar Saraceni e também à data da morte do cineasta Humberto Mauro.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e instagram e fique por dentro de mais dicas, informações e novidades. 😉