Coloração pessoal: o que é e como funciona?
Você já ouviu falar em análise de coloração pessoal ou colorimetria? Trata-se de um teste feito com o uso de tecidos coloridos, que avalia a temperatura e a saturação da pele para descobrir o tom e subtom do seu rosto e, então, encontrar a cartela de cores que mais combina com você.
A coloração pessoal, além de ser uma experiência incrível de autoconhecimento, pode ajudar a identificar as cores que, quando usadas próximas ao rosto, fazem-nos parecer mais jovens, com a pele iluminada e disfarçam linhas de expressão, olheiras e manchas na pele.
A nossa pele é formada por pigmentos como melanina, caroteno e hemoglobina, que, combinados, afetam as dimensões da coloração. Por isso, o resultado da análise não altera com o passar dos anos ou se você estiver bronzeada. Os detalhes que ajudam nesse processo são: a cor dos olhos, do cabelo e da sobrancelha natural, o contraste do rosto e a cor das veias. Já pensou em usar a coloração pessoal para te valorizar até de pijama?
Como descobrir a sua paleta de cores pessoal?
A análise cromática é feita por um consultor de imagem com a ajuda de um espelho, luz natural e tecidos de diferentes cores. Durante o processo, o especialista avalia o impacto do reflexo de cada cor no formato do rosto, nas olheiras, no tom de pele e nas marcas de expressão e descobre quais mais combinam com você, para harmonizar e valorizar o seu visual.
Quais são as cartelas de cores?
Existem doze cartelas de cores, três para cada estação do ano, e cada pessoa se encaixa em uma delas, apesar de algumas peles se encaixarem um pouco em duas. Nesses casos, o importante é usá-las como ponto de partida para identificar quais cores realmente enaltecem a sua beleza.
Caso, após a análise, você descubra que a sua cor favorita não a valorize, não se preocupe! Você pode continuar usando-a, basta buscar uma harmonia, ou seja: aproveitar as cores da sua cartela enquanto utiliza a sua preferida. Para isso, recomenda-se usar as peças com as cores da cartela próximas ao rosto e, se for usar outras cores, coloque-as nos membros inferiores.
Agora, conheça um pouco de cada cartela:
Primavera Quente, primavera clara e primavera brilhante
Quem possui estas cartelas tem a pele com subtom quente e cabelos que puxam para o ruivo, dourado e pêssego. As cores de primavera são saturadas, de intensidade alta e temperatura quente e viva, com muita base em pigmentos amarelados.
Verão FRIO, verão suave e verão claro
Quem tem alguma destas cartelas de cores possui a pele bem clara e rosada, que se queima facilmente no sol. As cartelas de verão trazem cores opacas, mas na família dos frios e claros.
Outono Quente, outono suave e outono escuro
Quem possui estas cartelas tem contraste alto, cabelos com sub tons acobreados e olhos bem mais escuros que a pele, ou contraste médio escuro. Uma característica comum são as sardas. As cartelas de outono trazem cores quentes, escuras e opacas.
Inverno Frio, inverno BRILHANTE e inverno escuro
Pessoas que têm as cartelas de inverno possuem um contraste mais acentuado e, por conta desse alto contraste, é a única cartela que apresenta o preto e o branco. As cores de inverno são mais intensas, vivas, com tons mais frios e escuros.
COMO SABER OS PIJAMAS QUE ESTÃO NA MINHA CARTELA DE CORES?
Paula Salvador, nossa consultora de moda preferida, dá dicas em seu perfil sobre estilo e coloração pessoal. Além disso, ela também realiza serviços de consultoria presenciais em Criciúma (SC), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e em Florianópolis (SC) e online. Recomendamos!
E a Paula, incrível, analisou as estampas da Naps e indicou direitinho a estação em que cada uma delas se encaixa.
Estampas na cartela de primavera
Estampas na cartela de verão
Estampas na cartela de outono
Estampas na cartela de inverno
E aí? Preparada para comprar seu pijama de acordo com sua cartela de coloração pessoal?
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e instagram e fique por dentro de mais dicas, informações e novidades. 😉