Como as fases da lua afetam o sono
A lua sempre foi objeto de muitas lendas, mitos e superstições. A ciência já revelou que ela afeta a Terra de várias maneiras. Mas, será que nosso satélite natural exerce algum poder sobre nossas noites de sono?
Um estudo comandado por pesquisadores norte-americanos e argentinos aponta evidências de que os ciclos lunares podem sim afetar o sono humano. A investigação teve como objetivo estudar a luminosidade da lua no nosso relógio biológico, pautado pelo ritmo circadiano (período de 24 horas que regula nosso organismo entre o dia e a noite). Foram monitoradas pessoas residentes tanto em zonas rurais, com ou sem acesso à eletricidade, como em comunidades urbanas, altamente industrializadas.
E, para a nossa surpresa, o estudo concluiu que, nas noites anteriores à lua cheia, os participantes dormiam mais tarde e por menos tempo.
Como evitar que o sono seja afetado pela fase da lua?
Para evitar que nosso sono seja afetado nas noites que antecedem a lua cheia, é preciso acompanhar o ciclo lunar e, alguns dias antes, tentar incorporar em sua rotina noturna as seguintes dicas:
- Aumentar a melatonina. Embora os suplementos de melatonina OTC possam trazer alguns efeitos colaterais desagradáveis, você pode estimular a produção do seu corpo com um lanche de fontes naturais na hora de dormir, como cerejas secas, uvas, azeitonas e nozes.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Deixar um clima agradável. Pesquisadores do sono recomendam manter uma temperatura no quarto entre 16º a 21ºC para um sono ideal.
- Colocar música ambiente. Um som leve, baixo e suave pode ajudar a acalmá-la(o) para dormir mais rápido. O YouTube oferece ótimas trilhas noturnas de chuva, meditação, oceanos e pássaros para você escolher.
Qual fase da lua estimula um sono com mais qualidade?
No outro extremo, poucos dias após a lua nova, os participantes do estudo tinham um melhor sono, dormindo mais cedo e por mais tempo. Por isso, se você deseja fazer alguma mudança em sua rotina de sono noturno, esta pode ser a melhor fase, pois estará trabalhando com seu relógio interno, e não contra ele.
Mais uma coisa: se você vive em ambiente rural, livre de luzes artificiais, a lua manterá o relógio lunar do seu corpo batendo forte, deixando-a(o) mais vulnerável aos efeitos de seus ritmos circalunares (ciclos de aproximadamente 28 dias). Por isso, preste atenção especial às fases lunares e tome as medidas preventivas que antecedem a lua cheia.
Agora, se você vive na cidade, fique tranquilo(a): a influência que a lua tem sobre os padrões naturais de seu sono já não é tanta, o que parece justo, já que a sua rotina noturna inclui postes de luz, trânsito, vizinhos, barulhos etc.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e instagram e fique por dentro de mais dicas, informações e novidades. 😉