A rotina de sono de Tom Brady
O jogador de futebol americano ganhou sete Super Bowls em sua carreira, marca nunca alcançada por outro jogador ou time da NFL. Após um mês aposentado, Brady anuncia seu retorno aos gramados.
Tom Brady, hoje com 44 anos, ganhou 7 dos 10 Super Bowls que disputou. Esse marco nunca foi alcançado por outro jogador da história da NFL (liga de futebol americano).
Brady não esconde sua fórmula de sucesso, que inclui rotina rígida de treinos, alimentação e o principal: uma boa noite de sono. O jogador contra sua rotina em seu livro O Método TB12, lançado em 2017.
rotina de sono de Tom Brady influencia seu desempenho
Brady aponta em seu livro que sua rotina de sono de nove horas por noite é crucial para seu excelente desempenho. Ele dorme rigorosamente às 21h e acorda às 6h.
“Se não nos recuperarmos bem, isso afetará a nossa energia e rendimento geral”.
Segundo ele, o maior benefício do sono é que ele é uma terapia ininterrupta de regeneração natural.
“É uma oportunidade para relaxar cada parte do corpo, e fundamental para nos recuperarmos para as atividades do dia seguinte. Se não dormimos o suficiente, nossa acuidade mental e física diminui”.
Dicas de Tom Brady para uma boa noite de sono
Não comer antes de dormir
Brady não come nada muito tarde, para que a comida seja digerida antes dele dormir. Ele também evita álcool e cafeína, que podem prejudicar o sono.
“Minha última refeição é o jantar e, se eu vier a comer sobremesa, como depois do almoço, para que o excesso de açúcar não me mantenha acordado à noite”, disse Brady em seu livro.
Consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em estado de alerta, e pode alterar o ritmo circardiano (o ritmo diário do organismo).
A cafeína interfere no sono REM, prejudicando o descanso, enquanto o álcool leva a um estado de sedação e fragmenta o sono.
Horário correto para se exercitar
Brady inicia sua rotina de treinos ainda pela manhã. “Se você se exercita à noite, certifique-se de fazê-lo duas a três horas antes de dormir, uma vez que você não quer estimular demais o corpo e o cérebro”, escreveu ele.
Realizar atividades físicas próximas ao horário de dormir pode atrapalhar o sono, já que o metabolismo acelerado e a temperatura do corpo são influenciados.
Chás para relaxar e dormir melhor
“Se for noite e você estiver se sentindo desperto, tome um chá uma hora a 45 minutos antes de ir para a cama”, recomenda Brady.
Relaxantes, os chás melhoram a qualidade do sono, através dos efeitos calmantes das ervas naturais. A camomila, por exemplo, sempre vai bem.
Nada de aparelhos eletrônicos
O jogador desliga todos os seus aparelhos eletrônicos meia hora antes de dormir, para evitar distrações.
Sua esposa, a modelo Gisele Bündchen, não permite celulares perto da cama quando eles dormem, de acordo com o livro, e o quarto deles não tem TV.
Além de nos deixar em estado de alerta, os eletrônicos emitem luz azul, inibidora da produção de melatonina, o hormônio do sono.
Quarto fresco e silencioso
Para Brady, a temperatura ideal para dormir é de cerca de 18° C). “Gosto do meu quarto fresco, escuro e o mais silencioso possível para garantir uma boa noite de sono”, disse ele no livro.
A melhor temperatura do quarto para dormir, de acordo com a Sleep Foundation, é de aproximadamente 18°C. Isso pode variar alguns graus de pessoa para pessoa, mas a maioria dos médicos recomenda manter o termostato ajustado entre 16°C e 19°C para um sono mais confortável.
Pijamas tecnológicos
Brady escreve que quer garantir também que seu corpo permaneça em estado de recuperação, mesmo durante o sono.
Para isso, ele diz usar pijamas funcionais. “As melhoras que experimentei desde que comecei a usar roupas e pijamas funcionais são extremamente importantes para minha recuperação”. “Gosto da ideia de meu corpo trabalhar para mim durante a noite. Se meus adversários não estiverem vestindo o mesmo que eu, tenho vantagens sobre eles mesmo quando estou dormindo”.
Em 2017, o jogador fez uma parceria com a Under Armour para lançar uma linha de pijamas que ajudam na recuperação física dos atletas por meio de uma tecnologia de biocerâmica envolta no tecido. A função dela é absorver as ondas de raios infravermelhos, que são emitidas pelo corpo, e rebatê-las de forma a ajudar na recuperação e reduzir inflamações.
Enquanto a tecnologia não é disseminada, recomendamos o uso de pijamas 100% algodão (da Naps, é claro!). Além de se adaptar a todos os tipos de clima, o tecido permite que a pele respire.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e instagram e fique por dentro de mais dicas, informações e novidades. 😉